Moda Vintage 1946 : Penteador de Tricô - Liseuse


Desde que vi essa foto eu me perguntava, para que serve? Qual sua utilidade? Me pareceu um bolero, um casaquinho,  algo para sobrepor um vestido com um decote ousado para o ano de 1946. Mas o laço não se encaixou nesse contexto imaginário, um broche seria mais apropriado, e as franjas? Bem, não sou estudante de moda, mas creio que a utilidade não seria essa. O nome "Marquezinha" me remete àquela "cadeira marquesa", que ainda encontramos em algumas lojas de móveis, talvez venha daí o título da foto. Quem sabe seria algo para sobrepor uma camisola de alças ou sem mangas? 
Pesquisei  em dicionários e na Net a palavra "Penteador" e descobri que é o nome dado àquela espécie de capa que os cabeleireiros colocam em nossas costas para cortar ou arrumar o cabelo, evitando que os pelos caiam em nossas roupas.
Bem, se quiser fazer um, a receita está aí.
Atualizando: Conforme informação da Eliza, vejam o interessante comentário dela no post, o nome dessa peça em francês é "liseuse".  Quem quiser conhecer e seguir o lindo Blog da Vovó Eliza
é só clicar no link e se deliciar. Obrigada Eliza.
De acordo com o site Dicionário Informal :"S.f. (pal. fr.) Peça do vestuário feminino, espécie de casaquinho leve, mas usado sobre a camisola para aquecer, com que originalmente se lia na cama." Ainda, conforme o site modaspot.com : "Palavra francesa que designa um casaquinho acima da cintura, usado sobre a camisola para dormir."







Aproveito para agradecer a Marcela do Blog Fashionadictas por agraciar me com esses 3 prêmios tão lindos que deram mais cor e beleza ao meu blog.
"Muchas gracias guapa, por los prêmios y por  acordarse de mí y mi blog!  Millones de besos!"





Comentários

eliza disse…
OI MIGUXA, BOM DIA.
QUANDO EU ERA MENINA ( JÁ FAZ UM TEMPÃO ) MINHA TIA ESTAVA FAZENDO SEU ENXOVAL, E TINHA MUITAS PEÇAS DESTAS, ATÉ MESMO EM TECIDO RENDADO, QUE ELA CHAMAVA DE "LISEUSE". ELA AS USARIA PARA ESCOVAR OS CABELOS ANTES DE DORMIR, ASSIM NÃO CAIRIAM CABELOS NA CAMISOLA, CHIC, NÉ?
MAS VALEU O PAP. BJUS E BOM FINDI
tricocrochet.com disse…
Olá Eliza. Agora pesquisei como "liseuse" e encontrei obras de Renoir, Van Gogh, e outros pintores de mulheres lendo. No dicionário: http://www.dicionarioinformal.com.br/liseuse/ o significado é:" S.f. (pal. fr.) Peça do vestuário feminino, espécie de casaquinho leve, mas usado sobre a camisola para aquecer, com que originalmente se lia na cama". É sabido que os franceses, até nos dias atuais, leem mais do que os brasileiros, imaginem em 1946? Concluo assim, que no Brasil, muitas mulheres daquela época usavam-no sobre a camisola para aquecer e escovar os cabelos antes de dormir, lendo ou não.
Eliza, sua informação e testemunho são valiosos, pois, enriquecem meu post e ajudou-nos a retratar alguns costumes das mulheres brasileiras daquela época.Obrigada de coração!Beijocas.
eliza disse…
MIGUXA, PASSEI PRA AGRADECER A VISITINHA, E POR DIVULGAR MEU CANTINHO. OBRIGADA PELA ATUALIZAÇÃO EM SEU BLOG, COM MINHA INFORMAÇÃO, E POR SEGUIR MEU CAFOFINHO. BJUS
Carla Cremonesi disse…
Cida,

Adorei essa postagem, muito interessante, e o complemento da Eliza, fiquei imaginado a peça, e curiosa como sou, já vou atras de imagens rsrsrs

bjs
Anônimo disse…
Quando eu me casei em 1962, levei em meu enxoval 2 liseuses.Usava tb quando levantada a noite para olhar meu nenem.São lindas e hoje estou atrás de receitas.
Liseuse - quando me casei em 1953 junto com a minha "camisola do dia" ganhei uma "liseuse"que eu deveria usar sobre ela e me mostrar mais pudica do que era. E, outra função seria usar na maternidade para ser mais discreta ao amamentar meu bebê.Aind atenho hoje no meu Bau da memóriacomorecordação desses tempos. Obrigada por me trazer estas lembranças.

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeite de Natal em Crochet - Anjo Natalino